Tipos de Benefício da Previdência Complementar
Entenda os diferentes tipos de benefício existentes no Brasil para a Previdência complementar privada e tome a melhor decisão para seu futuro e para o bem-estar da sua família.
SUCESSÃO PATRIMONIALAPOSENTADORIA
João Rocha
4/26/20242 min ler
Tipos de Benefício da Previdência Complementar
O Problema
Muitas vezes ao contratar um plano de previdência deixamos nosso gerente do banco nos oferecer benefícios, taxas e planos que muitas vezes não entendemos ou simplesmente não pensamos com o devido carinho e importância.
O grande problema é que isso pode nos custar muito caro, uma vez que, depositados os primeiros valores, sabemos que a burocracia para cancelar um plano de previdência (longo prazo) pode nos jogar na inércia de manter algo que não é de fato mais adequado para nós.
Por esse e outros motivos, trago nesse artigo um breve resumo para que você possa entender melhor os tipos de benefícios que um plano de previdência complementar adequado pode te oferecer. Assim, da próxima vez que o seu gerente quiser conversar sobre a sua previdência você conseguirá acompanhar a conversa e tomar a melhor decisão para você e não para o banco.
Renda Vitalícia
No momento da contratação é definido um valor mensal a ser retirado pelo beneficiário, cessando-se o pagamento no momento do falecimento.
Dessa maneira, o valor a ser recebido é dependente tanto do valor do plano como da tábua atuarial. Contudo, continuará a ser recebido mesmo quando exceder o montante depositado caso continue vivo o contratante.
Poderá ainda ter um prazo mínimo, assim o benefício dura até o fim da vida ou um prazo mínimo definido, dos dois o maior.
Renda Mensal Vitalícia com reversão para cônjuge
Similar à renda vitalícia, essa modalidade estende o recebimento do benefício ao cônjuge do beneficiário original, garantido à família certo grau de conforto mesmo após o falecimento.
Renda Mensal Vitalícia com reversão para cônjuge e/ou dependente menor
Também garantindo uma renda indefinida, esse modelo de benefício é interessante para casais idosos ou com um dos cônjuges doente e tenham filhos jovens. Assim, caso ambos faleçam, o filho menor continuará a receber o benefício até atingir a maioridade.
Renda Mensal com Prazo Certo
Na renda mensal com prazo certo, o beneficiário receberá mensalmente os valores acordados até que se finalize o fundo privado. Em caso de falecimento a qualquer tempo o benefício é cedido aos indicados ou aos herdeiros.
Renda Mensal Temporária
Nessa modalidade o benefício é pago durante um período pré-definido ou até o falecimento do beneficiário, dos dois o menor.
Pagamento Único
Não é constituída renda mensal, ou seja, os valores depositados com os rendimentos são recebidos de uma única só vez.
Dúvidas sobre qual modelo de previdência privada escolher?
Esse assunto pode se tornar bastante complexo, sobretudo quando começamos a verificar valores, necessidades específicas e outros pontos importantes como tributação e tipos de produto para definir algo tão importante quanto a aposentadoria. Agende uma conversa comigo e vamos conversas sobre as suas dúvidas!


Planejador e educador financeiro