Aplicativo financeiro de controle: É tão importante assim?

Será que você realmente precisa de um aplicativo financeiro de controle? Se sim, vem ver algumas dicas de como escolher - e talvez descobrir que não é tão necessário assim...

ORGANIZAÇÃOESTRUTURAÇÃO BANCÁRIA

João Rocha

4/26/20242 min ler

laptop computer on glass-top table
laptop computer on glass-top table

Ferramentas de controle financeiro: É tão importante assim?

Olá, amigos!

Vejo inúmeras pessoas se perguntando: "Será que eu devia ter uma planilha", ou "Qual aplicativo será que é o melhor para eu acompanhar minhas finanças". Da mesma forma, vejo frequentemente aparecendo no meu Instagram anúncios de ferramentas de controle financeiro no Notion, planilhas, aplicativos mobile e desktop... Enfim, fico feliz que esse assunto esteja virando "moda", mas será que não tem algo faltando aí?

Navegando a esmo

Imagine um explorador querendo descobrir uma nova terra. O problema é que ele tem o mapa, e mais: sabe voltar exatamente de onde veio - mas não faz a mínima ideia de para onde está navegando. Essa terra que ele busca não tem referência, ele não sabe onde fica. Ele pode até ter uma bússola, mas para onde ela aponta não quer dizer nada se ele não sabe onde está, e aonde quer chegar.

As ferramentas de controle e gestão financeira podem ser bússolas valiosas, mas, por si só, não garantem o sucesso da expedição.

O que fazer, então?

O verdadeiro segredo reside em entender a fundo seus objetivos, seus valores e seus sonhos. É preciso pensar com criticidade sua relação com o dinheiro para

  1. Entender onde você está hoje;

  2. Entender onde estão seus objetivos ( e quais são prioridade );

  3. Traçar a melhor rota para chegar lá;

  4. Acompanhar sua posição em relação ao trajeto.

As ferramentas de acompanhamento ( sejam digitais ou mesmo o famoso caderninho ) podem ser aliadas valiosas nessa jornada, mas para aqueles e aquelas sem um "x" definido, a bússola pode apontar para qualquer lado e você não fará a mínima ideia do que isso significa.

Como escolher a melhor ferramenta?

Como mencionei, hoje em dia existem diversas formas de você controlar o destino do seu dinheiro. Antes de escolher a mais completa (complexa) ou a mais barata é interessante você levantar alguns pontos como:

  • Que tipo de organização você precisa fazer?

  • A gestão envolve outra(s) pessoa(s)?

  • Quais informações são necessárias?

  • Quanto tempo você terá para atualizar a ferramenta?

Após pensar nesses pontos, é possível comparar as diversas opções que existem por aí. Eu pessoalmente costumo recorrer sempre às planilhas e a uma estrutura bancária simples na minha organização e é o que tem funcionado bem não só pra mim, mas para os meus clientes também.

Nossa vida já é corrida o suficiente para ficarmos horas em frente a uma planilha ou aplicativo para entender o que está acontecendo na nossa vida financeira. Além disso, depender totalmente de uma ferramenta é um desastre anunciado quando você tiver que tomar uma decisão rápida, mas não conseguir pensar porque deixou de preencher os dados por qualquer motivo que seja ( e convenhamos, isso vai acontecer ).

Como seguir?

Caso você esteja nessa busca do melhor retrovisor, pense um pouquinho sobre como está a sua visão de futuro. Se você não está conseguindo entender o que está rolando nas suas contas, dificilmente você terá algum resultado se encontrar um aplicativo dos sonhos.

Clique neste link e vem bater um papo comigo sobre dinheiro, 100% gratuito e online 😊